quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dica de Entretenimento

Quarta-feira, 15 de outubro, 22 horas da noite. Em casa, resolvi assistir à Heroes. Infelizmente, não estou fazendo nenhum trocadilho com a Seleção Brasileira, que jogou contra a Colômbia. Eu realmente baixei uns episódios do seriado norte-americano. Muito bom por sinal. Inspirado pela enfadonha goleada de 4 a 0 da Seleção Brasileira em cima da Venezuela (paradoxo que só o atual plantel do Dunga permite), descobri depois, pelos comentários dos meus amigos, que fiz um bom negócio.

Na ficção, pessoas aparentemente normais se descobrem com super-poderes. Um simples cidadão de repente se torna um super-herói, e se junta com outras pessoas com essas especiais habilidades para salvar o mundo. Já na realidade futebolística do selecionado de Ricardo Teixeira Dunga, onde uma associação com o enredo de Tim Kring deveria existir, nada ocorre como esperado.

Ah, mas o Brasil está em segundo lugar na tabela das Eliminatórias! Ganhou de 4 a 0 da Venezuela, e 3 a 0 do Chile. E teve ainda a vitória na Copa América em cima da Argentina... Claros argumentos a favor do técnico brasileiro, principal alvo das críticas. Mas, novamente infelizmente, isso não está sendo o suficiente para o torcedor. A prova disso foi a vaia de ontem, dentro de casa, no Maracanã. O ingresso custa caro, e o mínimo que o torcedor espera é um espetáculo.

Talvez não necessariamente uma vitória, mas ao menos a volta dos antigos valores que não vemos praticamente desde 2002: jogo de equipe, comprometimento, raça e, porque não, humildade. Mas o que ocorre é justamente o contrário: as vitórias vêm sempre acompanhadas de um jogo monótono. A vaga para o Mundial da África do Sul já está garantida. Mas o que esperar do Brasil, por exemplo, caso ele jogue contra a Itália, Inglaterra, Portugal, etc.? Essa segunda colocação não é o suficiente.

Muitos estão torcendo por uma derrota do Brasil, na espera de que se tome uma atitude. Se o culpado é o Dunga, ou se são os jogadores, isso ninguém sabe. O que sabemos é que essa seleção está mais para Lost do que para Heroes (trocadilho horrível, mas não pude deixar de fazê-lo. Desculpem.). A minha sugestão, por enquanto, é baixar alguns episódios de algum seriado. Coincidentemente, cada capítulo geralmente possui 45 minutos de duração.

Tomás Petersen

Nenhum comentário: