quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Rio, o cemitério do futebol...

O passado recente dos times cariocas somado à atual tabela do campeonato brasileiro serve de justificativa para a escolha do título desta análise. No momento, Vasco e Fluminense lutam arduamente para não caírem (juntos) para a segunda divisão. Enquanto isso, no meio da tabela, Botafogo e Flamengo gastam forças na tentativa de participar da Libertadores de 2009, porém sem muito sucesso.

Flamengo esse que, inclusive, liderou boa parte do campeonato, mas, por razões ainda não reveladas (seria pela delicadeza das bombas caseiras de sua torcida?), decepcionou seus milhões de fãs caindo 5 posições. Na útlima rodada, inclusive, acabou sendo humilhado pelo limitado Atlético Mineiro em pleno Maracanã lotado - o que trouxe à memória dos rubronegros a patética desclassificação da Libertadores, quando um jogador deaproximadamente cem quilos, defensor da camisa (tamanho GGG) do América do México, que responde à alcunha de Cabañas "El gordito" dizimou a esquadra flamenguista meses antes, no mesmo templo do futebol.

O Fluminense, por sua vez, não consegue esquecer a mais amarga derrota de sua história. Perder um título nos pênaltis já é naturalmente dolorido, mas o sofrimento se prolonga quando a derrota é dentro de casa - novamente um Maracanã lotado - e tendo como técnico o nada modesto Renato Gaúcho, que além de "garantir" o título, disse que o tricolor carioca ia passar o resto do ano "brincando no Campeonato Brasileiro".

Esta brincadeira está prestes a custar muito caro. Embora tenha botado a cabeça para fora na última rodada, o Fluminense segue com chances reais de rebaixamento. Outro que anda com muita vontade de disputar a série B no ano que vem é o Vasco, esquadra que tem como principal estrela um jogador com idade elevada, antiga fama de mau e atual crise de identidade.

O Botafogo, com todo respeito, tem tradição de chegar e não levar. Neste Brasileirão, mais uma vez, esta teoria está sendo confirmada. Dentro do exposto, não me admirarei se o Coritiba atropelar ambos (Botafogo e Flamengo) na luta por um lugar ao sol na copa continental.

Áquila Becker

Nenhum comentário: